sábado , 17 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Eurodeputados pedem sanções da UE contra Moraes e outros ministros do STF

Um grupo de 16 deputados do Parlamento Europeu enviou nesta quarta-feira (30) uma carta à alta representante da União Europeia (UE) para Relações Exteriores e Segurança, Kaja Kallas, para pedir que o bloco adote sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e outros juízes da corte.

A carta foi enviada no mesmo dia em que os Estados Unidos aplicaram sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, que visa acusados de violar direitos humanos e de corrupção.

A iniciativa de enviar a carta foi do eurodeputado polonês Dominik Tarczynski, do partido de direita nacionalista Lei e Justiça.

“Escrevo para instá-la a propor que o Conselho da União Europeia adote sanções específicas, sob o Regime Global de Sanções da UE em matéria de Direitos Humanos, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil, e seus aliados na Corte, por suas flagrantes violações de direitos humanos e princípios democráticos”, apontou a carta.

“Desde 2019, o ministro Moraes assumiu unilateralmente os papéis de investigador, promotor e juiz, emitindo ordens secretas para censurar discursos políticos, congelar bens e prender críticos sem o devido processo legal”, afirmaram os 16 eurodeputados.

“Agora, o ministro Moraes supervisiona o processo politizado contra seu maior inimigo político, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sob acusações infundadas — buscando condená-lo à prisão perpétua [sic] e impedi-lo de concorrer e vencer as eleições presidenciais de 2026 no Brasil”, alegaram os parlamentares.

“Infelizmente, no Brasil de hoje, um juiz não eleito está destruindo a democracia em nome de defendê-la. A UE precisa agir antes que seja tarde demais”, escreveram Tarczynski e os outros eurodeputados.

Em postagem no X na qual compartilhou a carta, o eurodeputado polonês parabenizou o presidente americano, Donald Trump, “por impor sanções a Moraes hoje” e pediu à UE “que faça o mesmo rapidamente”.

A Gazeta do Povo solicitou posicionamento do STF sobre a carta, mas ainda não recebeu resposta da assessoria de imprensa da corte. Este texto será atualizado caso haja retorno.

fonte

Verifique também

Trump diz que Putin está “pronto” para acordo de paz e que Zelensky impede assinatura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ditador da Rússia, Vladimir Putin, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *