terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Milei anuncia redução de impostos de carne e grãos para impulsionar agronegócio

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou, neste sábado (26), uma redução nas alíquotas de exportação aplicadas a carnes, grãos e derivados. A medida atende a uma antiga demanda do setor agropecuário e tem como objetivo estimular a produção e destravar o potencial do campo argentino.

De acordo com Milei, as reduções serão permanentes e representarão uma queda de 20% nos impostos para as cadeias de grãos e de 26% para o setor de gado e carnes, setores-chave para a economia do país.

As novas alíquotas serão as seguintes: aves e carne bovina, de 6,75% para 5%; milho, de 12% para 9,5%; girassol, de 7,5% para 5,5%; soja, de 33% para 26%; subprodutos da soja, de 31% para 24,5%.

Em discurso na abertura oficial da exposição da Sociedade Rural Argentina (SRA), Milei destacou que a redução de impostos não se limita ao setor agropecuário. “A medida beneficiará toda a economia”, afirmou o presidente, conforme noticiado pela Folha de S.Paulo.

Milei criticou os altos tributos que, segundo ele, penalizaram o campo nas últimas décadas. “Nosso objetivo é fortalecer um setor que foi duramente castigado por mais de 20 anos. A eliminação das retenções é uma obsessão do nosso governo, e estamos avançando com firmeza nesse caminho”, declarou.

Desde que assumiu a presidência em dezembro de 2023, Javier Milei vem adotando medidas liberais para recuperar a economia argentina, combater a inflação e equilibrar as contas públicas. “Essa redução só foi possível porque conquistamos o superávit fiscal, algo que estamos protegendo como água no deserto diante dos ataques sistemáticos da velha classe política”, concluiu.

fonte

Verifique também

Projeto que esvazia Lei da Ficha Limpa entra na pauta do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), incluiu na pauta de votações desta terça-feira (26) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *