quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz a Israel para “terminar o trabalho” em Gaza após retirada das negociações com o Hamas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (25) que Israel precisa “terminar o trabalho” na Faixa de Gaza e “se livrar” do Hamas, depois que representantes do seu governo e israelenses deixaram ontem negociações em Doha, no Catar, alegando “falta de vontade” do grupo terrorista em chegar a um cessar-fogo no conflito iniciado em outubro de 2023 no enclave.

“O Hamas não queria realmente fazer um acordo. Acho que eles querem morrer, e a situação é muito ruim. Chegou a um ponto em que é preciso terminar o trabalho”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca antes de partir para uma viagem à Escócia, segundo informações do portal Axios.

“Israel terá que lutar e terá que limpar o lugar — vocês terão que se livrar [do Hamas]”, acrescentou o presidente americano, que disse que o grupo terrorista nunca teve intenção de libertar os reféns que permanecem em Gaza porque não queria perder sua “moeda de troca” e “sua proteção”. “Agora eles [membros do Hamas] serão caçados”, afirmou.

Na quinta-feira (24), o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, informou no X que ordenou a retirada da sua equipe de negociação de Doha devido à “falta de vontade” do Hamas em alcançar uma trégua na Faixa de Gaza, em um anúncio semelhante ao que Israel havia feito horas antes.

Segundo a imprensa israelense, o Hamas endureceu sua posição em relação a diferentes pontos de atrito nas negociações: quantos reféns serão libertados, as linhas de retirada do exército israelense e a presença da Fundação Humanitária para Gaza (GHF, na sigla em inglês) dos EUA para distribuir ajuda humanitária no enclave.

fonte

Verifique também

PT pede convocação de falecida em CPI do INSS

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) incluíram o nome de uma pessoa morta na lista …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *