O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (22) que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, atua com “motivação política”, mas deixará o cargo em oito meses.
“Acho que ele fez um péssimo trabalho, mas de qualquer forma, sairá em breve. Em oito meses, ele sairá”, disse Trump a jornalistas durante uma reunião na Casa Branca com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., segundo informações da agência Reuters.
Não está claro por que o presidente deu esse prazo: o mandato de Powell vai até 15 de maio, e o período de oito meses mencionado por Trump iria até meados de março. O presidente do Fed tem reafirmado que cumprirá seu mandato até o fim.
“Nossa economia está tão forte agora, superando tudo. Estamos batendo recordes”, disse Trump nesta terça-feira. “Mas sabe de uma coisa? As pessoas não conseguem comprar uma casa porque esse cara [Powell] é um idiota. Ele mantém os juros muito altos e provavelmente faz isso por motivos políticos.”
Especialistas do mercado financeiro projetam que a taxa básica de juros americana será mantida na faixa atual de 4,25% a 4,50% na reunião do Fed da semana que vem.
Antes das declarações desta terça-feira, Trump já vinha pressionando Powell e numa reunião em maio com o presidente do Fed lhe disse que a decisão da instituição de não baixar a taxa de juros é um “erro”. O republicano cogitou demitir Powell, mas depois desconversou sobre o assunto.