quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Após ataques a Tarcísio, Eduardo Bolsonaro fala em “boa e longa conversa”

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou nesta quarta-feira (16) que conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um gesto de trégua após dois dias de ataques públicos ao ex-ministro de seu pai.

A reconciliação ocorre em meio à crise provocada pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — medida que atinge especialmente a economia paulista.

Em publicação na rede social X, Eduardo afirmou que o diálogo foi “bom e longo” e que ambos atuam “na melhor das intenções do interesse dos brasileiros”.

“Visões de mundo diferentes são normais e saudáveis, bem como esta comunicação direta. Vamos adiante debater o que interessa”, escreveu.

Racha no campo bolsonarista

A trégua ocorre após forte escalada retórica de Eduardo contra Tarcísio, acusado pelo deputado licenciado de agir de forma “subserviente” ao Supremo Tribunal Federal (STF) e de ignorar os interesses do setor produtivo.

A tensão se intensificou após o governador iniciar tratativas com diplomatas americanos em busca de uma saída para a sobretaxa, enquanto Eduardo mantinha sua campanha por anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro como condição para qualquer negociação.

Continua depois da publicidade

O próprio ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou na véspera que havia conversado com ambos para apaziguar os ânimos.

“Conversei com Eduardo e Tarcísio, coloquei uma pedra em cima desse assunto”, disse à imprensa. Ele elogiou o governador como “grande gestor” e minimizou as divergências públicas entre os dois aliados.

De “desrespeito” a “boa conversa”

Na segunda-feira (14), Eduardo havia classificado como “desrespeito” a articulação direta de Tarcísio com autoridades americanas, sem consultar Jair Bolsonaro ou ele próprio.

Continua depois da publicidade

“Ele tenta passar por cima disso, dialogando com pessoas do sexto escalão da diplomacia americana, sem nos consultar”, disse à Folha de S.Paulo.

Horas depois, publicou mensagens de tom agressivo nas redes sociais, cobrando anistia aos presos por tentativa de golpe. “Soltem os presos políticos […] que isso começa a acabar. Simples”, escreveu. Também afirmou que “subserviência às elites” era confundida com defesa do país.

A reação no entorno do PL foi de preocupação. Aliados e dirigentes do partido afirmaram à imprensa que Eduardo está “fora de controle” e obcecado com a candidatura presidencial de 2026, disputando espaço com Tarcísio, hoje nome mais viável da direita institucional para o pleito.

Continua depois da publicidade

Danos à imagem

A crise ocorre no momento em que Eduardo é acusado pelo governo federal de conspirar contra o país no exterior, ao pressionar por sanções comerciais aos produtos brasileiros.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o deputado pode ser processado por dano moral coletivo, e o PT já apresentou requerimento para suspender seu mandato, alegando quebra de decoro.

fonte

Verifique também

Líderes da Câmara tentam acordo por PEC da Blindagem; entenda

Líderes partidários da Câmara avaliam que as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *