sexta-feira , 11 julho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Veja repercussão internacional do tarifaço de Trump direcionado ao Brasil

O anúncio do presidente Donald Trump sobre as tarifas que serão impostas ao Brasil a partir do dia 1º de agosto ganhou destaque na imprensa internacional nesta quarta-feira (9).

O líder republicano enviou uma carta ao homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, justificando a medida devido a relações comerciais “desleais” entre os países e as ações do governo brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O The Wall Street Journal (WSJ) destacou em sua reportagem a antiga aliança entre o presidente dos Estados Unidos e o líder de direita do Brasil, que é réu em uma ação por suposta tentativa de golpe contra o governo do petista Lula.

“Diferentemente de outras tarifas recíprocas de Trump, a carta descrevendo os impostos citou explicitamente seu apoio a um aliado político em dificuldades — e críticas ao governo que o está julgando”, diz um trecho da publicação.

O WSJ relembrou uma entrevista de Bolsonaro em novembro do ano passado, na qual disse que estava apostando que Trump usaria sanções econômicas contra o governo de Lula para reverter sua inelegibilidade.

O jornal também citou a disputa judicial entre a empresa de Trump e o ministro do STF Alexandre de Moraes, que teria violado a soberania dos Estados Unidos em decisões a partir do Brasil.

O The New York Times destacou as recentes declarações de Donald Trump classificando o caso contra Bolsonaro na Justiça brasileira como um “caça às bruxas”.

Na visão do Times, “a tentativa de Trump de usar tarifas para intervir em um julgamento criminal em um país estrangeiro é um exemplo extraordinário de como ele vê os impostos como uma solução única para todos”.

Ainda, o jornal americano opinou que o tom da carta direcionada a Lula deixava claro que este caso era uma punição pessoal de Trump contra o Brasil. “Em um sinal de que este anúncio era pessoal para o presidente Trump, ele abandonou a abordagem de carta padrão que usou 21 vezes até agora esta semana e escreveu uma carta que repreendeu o atual governo do Brasil”, dia um trecho da reportagem.

O Washington Post classificou o anúncio de tarifas de Trump para o Brasil como “um ataque violento ao governo brasileiro” do presidente Lula pelo tratamento dado a Jair Bolsonaro.

A emissora britânica BBC destacou que as medidas anunciadas nesta quarta-feira por Trump intensifica um confronto crescente com o Brasil. A publicação lembrou que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do país sul-americano, ficando atrás apenas da China.

O jornal argentino La Nación descreveu o anúncio de Trump contra o Brasil como uma “luta aberta de pesos pesados”, destacando que enquanto o presidente americano luta pelas vias econômicas, Lula responde por vias diplomáticas, prometendo “reciprocidade”.

A publicação argentina colocou em evidência um trecho da carta de Trump no qual ele diz que o tratamento judicial dado a Bolsonaro “é uma vergonha internacional”.

fonte

Verifique também

Deputado do PT pede prisão preventiva de Bolsonaro por “risco de fuga”

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) pediu nesta quinta-feira (10) ao ministro Alexandre de Moraes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *