sexta-feira , 11 julho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Em encontro com Zelensky, Papa convida Rússia a negociar a paz no Vaticano

O Papa Leão XIV recebeu nesta quarta-feira (9) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em sua residência de verão em Castel Gandolfo, na Itália, e reafirmou a disponibilidade do Vaticano para acolher uma negociação com a Rússia.

“O Santo Padre reafirmou a disponibilidade de acolher no Vaticano representantes da Rússia e da Ucrânia para as negociações”, afirma um breve comunicado da Santa Sé.

Durante esta “cordial” reunião, foram abordados “o conflito em curso e a urgência de processos de paz justos e duradouros”.

Além disso foi defendida “a importância do diálogo como via privilegiada para pôr fim às hostilidades”.

“O Santo Padre expressou sua dor pelas vítimas e renovou sua própria oração e proximidade ao povo ucraniano, encorajando todo esforço dirigido à libertação dos prisioneiros e à busca de soluções compartilhadas”, conclui o comunicado.

Nos últimos meses, o Vaticano já havia se mostrado favorável a acolher uma eventual negociação entre Kiev e o Kremlin.

ENCONTRO EM CASTEL GANDOLFO

Este foi o segundo encontro oficial entre o Papa e Zelensky, o primeiro ocorreu após a missa de início de seu pontificado, em 18 de maio.

Desta vez, a reunião ocorreu na Villa Barberini de Castel Gandolfo, localidade perto de Roma onde Leão XIV decidiu descansar durante o verão, retomando assim uma tradição de férias dos papas interrompida nos quase 13 anos de papado de Francisco.

O presidente ucraniano chegou às 13h30 (horário local, 8h30 de Brasília) e foi recebido em suas portas pelo chefe da Prefeitura da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza, e por uma unidade de honra da Guarda Suíça.

Zelensky pretende participar amanhã, em Roma, ao lado da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, da inauguração da IV Conferência Internacional sobre a Reconstrução da Ucrânia, que será realizada na quinta e sexta-feira na capital italiana.

Nesta tarde, será recebido no Palácio do Quirinal pelo chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella.

Poucas horas antes, a Rússia lançou contra o território ucraniano o maior ataque em um único dia desde o início da guerra em fevereiro de 2022, com um total de 741 veículos aéreos de ataque entre drones e mísseis, segundo denunciou o próprio Zelensky.

Pelo lado russo, a titular da Defensora do Povo da Rússia, Tatiana Moskalkova, anunciou nesta quarta-feira que enviou uma carta ao Papa pedindo ajuda para o retorno de cidadãos russos que se encontram na Ucrânia.

O novo pontífice teve uma primeira conversa por telefone em 4 de junho com o presidente russo, Vladimir Putin, que na ocasião acusou Kiev de provocar uma escalada do conflito.

fonte

Verifique também

Juiz bloqueia ordem de Trump para restringir cidadania apesar de decisão da Suprema Corte

Um juiz federal de New Hampshire bloqueou em caráter nacional a ordem executiva do presidente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *