quarta-feira , 9 julho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

AGU prepara defesa do Brasil em processo nos EUA contra Alexandre de Moraes

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta terça-feira (8) que está elaborando minutas de intervenção processual para uma possível atuação da República Federativa do Brasil em um processo movido na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação ocorre após o tribunal americano emitir nova intimação contra Moraes, em uma ação apresentada pela Trump Media — empresa do presidente dos EUA, Donald Trump — e pela plataforma de vídeos Rumble.

As empresas, conhecidas por abrigar conteúdo conservador, alegam que decisões de Moraes violaram a Primeira Emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão.

Continua depois da publicidade

O alvo da ação é uma ordem judicial brasileira que determinou a suspensão de perfis, como o do blogueiro Allan dos Santos, por disseminação de desinformação e ataques às instituições democráticas.

No novo documento, as companhias indicam um endereço no Brasil para viabilizar a entrega do mandado ao ministro.

Segundo a AGU e advogados que acompanham o caso nos EUA, essa medida indica que as autoras devem recorrer aos mecanismos formais de cooperação jurídica internacional previstos em tratados assinados entre os dois países.

Continua depois da publicidade

Se Moraes for formalmente notificado, terá 21 dias para apresentar uma resposta ou protocolar um pedido de arquivamento da ação. Caso contrário, o tribunal poderá julgar a favor da Trump Media e da Rumble por revelia.

Liberdade de expressão?

As empresas afirmam que a decisão brasileira impediu a visualização de conteúdo político nos Estados Unidos e, por isso, pedem que as ordens de Moraes não tenham validade em território norte-americano.

O caso coloca em rota de colisão duas ordens jurídicas: de um lado, a soberania do STF em aplicar medidas de regulação digital no Brasil; de outro, os princípios constitucionais dos EUA sobre liberdade de expressão.

Continua depois da publicidade

A tensão jurídica cresce em paralelo à ofensiva verbal do presidente Trump e de seu ex-estrategista Steve Bannon, que classificaram Moraes como autoritário e prometeram represálias.

fonte

Verifique também

Justiça suspende consignados do INSS para menores após explosão de contratos

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) suspendeu a possibilidade de concessão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *