quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Haddad confirma negociação de acordo bilateral com EUA, apesar de críticas de Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (8) que uma equipe do governo brasileiro está em negociações com os Estados Unidos para firmar um acordo bilateral. A declaração ocorre dias após o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçar impor uma tarifa adicional de 10% a países alinhados com o Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“Tem uma equipe do presidente Lula sentada à mesa com o governo americano tratando do nosso acordo bilateral. Então, nós estamos focados no trabalho técnico que está sendo feito por eles”, disse Haddad a jornalistas na chegada ao Ministério da Fazenda.

Trump havia classificado as iniciativas do Brics como “políticas antiamericanas” e prometeu retaliar economicamente os países membros. A fala gerou reações imediatas dentro do governo brasileiro.

Continua depois da publicidade

Diálogo multilateral

Haddad frisou que o Brasil tem relações comerciais e diplomáticas com todos os blocos econômicos e regiões do mundo.

“Estamos fechando um acordo com a União Europeia, com países do Oriente Médio, com membros e não membros do Brics. O Brasil tem relações com o mundo inteiro. Nós não podemos, pela escala da economia brasileira, prescindir dessas parcerias”, afirmou.

O ministro criticou abordagens protecionistas e disse que favorecer um grupo econômico em detrimento de outros acaba prejudicando o comércio global.

Continua depois da publicidade

As declarações de Trump também foram comentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que subiu o tom: “Não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo pela internet. O mundo mudou, não queremos imperador”, disse.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) adotou uma postura mais diplomática. “Os EUA só têm a ganhar com o Brasil. Nós somos um parceiro muito importante. Defendemos o diálogo e o fortalecimento do comércio recíproco”, afirmou.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *