segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Israel anuncia “política de defesa ativa” para impedir o Irã de reconstruir capacidade militar

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou nesta sexta-feira (4) que seu país buscará uma “política de defesa ativa” após sua guerra de 12 dias com o Irã, que terminou em 24 de junho, para evitar que a república islâmica consiga reconstruir suas capacidades militares.

“O Estado de Israel tem toda a intenção de realizar uma política de defesa ativa contra o Irã e eliminar as ameaças”, disse Katz em uma mensagem às tropas compartilhada nesta sexta por seu gabinete.

O ministro destacou os danos ao programa nuclear iraniano e ao sistema de produção de mísseis balísticos, aos quais se referiu como as duas grandes ameaças para Israel, durante a campanha contra o Irã.

“A missão das FDI (Forças de Defesa de Israel) é agora preparar um plano branco e azul (as cores da bandeira israelense) para assegurar que o Irã não possa voltar a ameaçar Israel”, disse Katz, apontando em particular a superioridade aérea do Exército sobre Teerã.

Uma semana atrás, Katz deu instruções para as forças israelenses que preparassem “um plano de execução contra o Irã” que inclua manter a superioridade aérea de Israel e impedir o avanço nuclear e a produção de mísseis da república islâmica, conforme anunciou ele mesmo em sua conta na rede social X.

Segundo dados oficiais, a guerra entre os dois países deixou um saldo de ao menos 28 mortos em Israel e 935 no Irã, a maioria civis segundo os relatórios dos dois países. O conflito foi encerrado com um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos que entrou em vigor no dia 24 de junho.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *