O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou a um grupo de empresários, durante jantar na noite de ontem, que a Casa seguirá agindo em conjunto com o Senado para barrar qualquer tentativa do governo de aumentar impostos. Motta sinalizou ainda que trabalhará por propostas que busquem o ajuste fiscal, como a Reforma Administrativa, tema valorizado pelo mercado financeiro.
O encontro ocorreu em São Paulo, na residência do ex-governador e empresário João Doria.
Hugo Motta destacou que o Congresso Nacional permanecerá independente e que não haverá cenário em que uma Casa se alie ao Planalto enquanto a outra resiste às propostas governistas. Na última legislatura, sob o comando de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deputados e senadores ficaram em lados opostos em algumas pautas do governo.
Empresários presentes no jantar relataram que Motta foi aplaudido de pé após sua fala enfática em defesa da responsabilidade fiscal e da recusa ao aumento de impostos.
Desde que o decreto de aumento do IOF foi derrubado, o governo adotou uma retórica de defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltando que ele tem promovido “justiça tributária”. Nas redes sociais, o governo tem apostado no discurso de “nós contra eles” e na defesa dos mais pobres.