terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Americanos são presos na Coreia do Sul por tentarem enviar arroz e Bíblias para o Norte

Autoridades da Coreia do Sul prenderam nesta sexta-feira (27) seis americanos por supostamente terem tentado enviar 1,6 mil garrafas plásticas contendo arroz, miniaturas de Bíblias, notas de US$ 1 e pen drives para a Coreia do Norte.

Segundo informações da agência Associated Press, os americanos, cujos nomes não foram divulgados, foram detidos na Ilha de Ganghwa, perto da Zona Desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Eles foram presos antes de jogarem as garrafas ao mar, com o objetivo de que chegassem à costa norte-coreana levadas pela maré.

Segundo policiais de Ganghwa, os americanos estão sendo investigados por alegações de violação da lei sobre gestão de segurança e desastres. Não foi informado qual era o conteúdo dos pen drives apreendidos.

O envio de garrafas plásticas ou balões com panfletos com mensagens anti-Coreia do Norte e pen drives contendo doramas e músicas de K-pop para o país comunista sempre ocorreu na Coreia do Sul, mas foi proibido entre 2021 e 2023 porque havia receio de que pudesse acirrar as tensões com Pyongyang.

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul revogou há dois anos uma lei que criminalizava o envio de panfletos e outros itens à Coreia do Norte, entendendo que agredia a liberdade de expressão, porém, o novo presidente sul-coreano, o centro-esquerdista Lee Jae-myung, vem tomando medidas para evitar esses atos.

Antes das prisões dos americanos nesta sexta-feira, no último dia 14, um ativista foi detido por supostamente enviar balões em direção à Coreia do Norte a partir da Ilha de Ganghwa.

Lee, que foi eleito numa eleição antecipada realizada no início de junho, afirmou durante a campanha que pretendia restabelecer o diálogo com o Norte e já foi investigado por acusações de ter enviado dinheiro para o país comunista.

fonte

Verifique também

Direita nacionalista de Portugal garante vitória expressiva entre portugueses no Brasil

Pela primeira vez em quatro décadas, Portugal passará por um segundo turno em uma eleição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *