sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump diz que desistiu de retirar sanções contra o Irã porque Khamenei falou em “vitória”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (27) que desistiu de retirar sanções contra o Irã, depois que o líder supremo do país asiático, o aiatolá Ali Khamenei, declarou “vitória” sobre Israel e os americanos.

Em mensagem na rede Truth Social, Trump voltou a dizer que as instalações nucleares do Irã bombardeadas pelos Estados Unidos no domingo (22) foram “obliteradas” e que sabia onde Khamenei estava escondido, mas não quis matá-lo e impediu Israel de fazê-lo, assim como de realizar um ataque contra Teerã que poderia ser o “nocaute final”.

“Eu o salvei de uma morte muito feia e vergonhosa, e ele não precisa dizer: ‘Obrigado, presidente Trump!’”, escreveu.

“Nos últimos dias, trabalhei na possível remoção de sanções e outras medidas que teriam dado ao Irã uma chance muito maior de uma recuperação plena, rápida e completa”, continuou o presidente americano.

“Mas, não, em vez disso, recebi uma declaração cheia de raiva, ódio e repulsa, e imediatamente abandonei todo o trabalho de alívio de sanções e muito mais. O Irã precisa voltar ao fluxo da Ordem Mundial, ou as coisas só vão piorar para eles”, disse Trump.

“Gostaria que a liderança do Irã percebesse que muitas vezes é possível obter mais com mel do que com vinagre. Paz!”, finalizou o mandatário americano.

Na quinta-feira (26), dois dias após entrar em vigor um cessar-fogo que interrompeu um conflito de 12 dias com Israel, Khamenei cantou vitória numa declaração em vídeo.

“A República Islâmica deu um tapa na cara dos Estados Unidos. Atacou uma das importantes bases americanas na região”, disse Khamenei, em referência a um ataque na segunda-feira (23) à Base Aérea de Al Udeid, no Catar, a maior base militar americana no Oriente Médio. Os mísseis iranianos foram interceptados e não houve feridos.

fonte

Verifique também

Médicos brasileiros são impedidos de fazer vistoria em navio chinês

Médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) relataram que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *