segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo esquerdista da Espanha pressiona UE a suspender acordo de associação com Israel

O presidente do governo da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, pediu nesta quinta-feira (26) à União Europeia (UE) que suspenda imediatamente o seu acordo de associação com Israel, por considerar “mais do que evidente” que o país está violando o respeito aos direitos humanos na Faixa de Gaza.

Ao chegar à reunião do Conselho Europeu em Bruxelas, Sánchez afirmou aos jornalistas presentes que faria este pedido aos demais líderes presentes.

O presidente do governo espanhol mencionou que a alta representante da UE para a Política Externa, Kaja Kallas divulgou recentemente um relatório sinalizando que Israel poderia estar violando o Artigo 2º do acordo de associação, que menciona o respeito pelos direitos humanos.

“O que não faz sentido é que estejamos implementando 18 pacotes de sanções contra a Rússia por sua agressão à Ucrânia, e a Europa, em um duplo padrão, seja incapaz de sequer suspender um acordo de associação quando o Artigo 2º sobre o respeito pelos direitos humanos está sendo flagrantemente violado”, disse o socialista.

Sánchez lembrou que a Espanha chegou a apresentar uma resolução à Assembleia Geral da ONU, juntamente com a Autoridade Nacional Palestina, que recebeu “amplo apoio”, para pedir o fim da guerra e o acesso à ajuda humanitária em Gaza.

Além disso, pediu que se avance em direção a uma solução de dois Estados, que o governo espanhol acredita ser a única solução possível para a questão.

Essa não é a primeira tentativa da Espanha boicotar Israel. No início do mês, o governo espanhol já havia anunciado o cancelamento da compra de 168 lançadores de mísseis e 1.680 mísseis antitanque da empresa israelense Rafael devido às divergências sobre o apoio ao país.

Além disso, no mês passado, Sánchez sugeriu que Israel fosse excluído de eventos e competições internacionais.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *