terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Irã cobra indenização dos EUA por ataques contra programa nuclear

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, afirmou nesta quarta-feira (25) que os Estados Unidos devem compensar o país pelos danos causados aos complexos militares e nucleares iranianos durante a Guerra dos 12 dias no Oriente Médio. Segundo o diplomata, Teerã apresentará queixas formais às Nações Unidas contra Washington pelos bombardeios.

“Os Estados Unidos enviaram mensagens ao Irã pedindo o fim da guerra, mas precisam responder pelos danos causados às nossas instalações”, declarou Khatibzadeh, em entrevista ao canal libanês Al Maydeen, repercutida pela emissora estatal iraniana Press TV. O vice-ministro também responsabilizou Israel pelos ataques e advertiu que o Irã está pronto para reagir a qualquer nova ofensiva.

Apesar do cessar-fogo mediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e aceito por ambos os lados nesta terça-feira (24), o vice-chanceler iraniano reforçou a desconfiança em relação a Washington.

“O que não pôde ser alcançado por meio de agressão também não será alcançado por meio da diplomacia”, disse Khatibzadeh, criticando ainda o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, a quem acusou de “preparar o terreno para o confronto”.

fonte

Verifique também

Trump publica montagem de mapa com Canadá, Venezuela e Groenlândia sob bandeira dos EUA

O presidente Donald Trump publicou nesta terça-feira (20) em sua rede social uma fotografia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *