segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Netanyahu agradece apoio de Trump e diz que Israel conquistou “vitória histórica” contra o Irã

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou em discurso realizado nesta terça-feira (24) que seu país obteve uma “vitória histórica” contra o regime islâmico do Irã, após o fim da operação militar que resultou na destruição de instalações nucleares e mísseis do país persa. O discurso do premiê israelense foi feito horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e Irã, que encerrou 12 dias seguidos confrontos diretos no Oriente Médio.

Em sua fala, Netanyahu destacou o papel dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, na ofensiva contra o regime islâmico.

“Israel nunca teve um amigo como o presidente Trump na Casa Branca, e eu o agradeço muito pelo nosso trabalho conjunto”, afirmou o premiê, ressaltando o alinhamento entre os dois países durante os dias de confronto.

Segundo Netanyahu, a ofensiva israelense, com apoio dos EUA, conseguiu neutralizar alvos estratégicos do programa nuclear iraniano.

“As forças dos Estados Unidos destruíram o espaço subterrâneo de Fordow”, declarou o primeiro-ministro, falando sobre a destruição da principal usina nuclear do Irã. Ele também garantiu que “enviamos o programa nuclear do Irã pelo ralo” e deixou claro que qualquer tentativa do país persa de reconstituir suas capacidades será combatida.

“Se alguém no Irã tentar restaurar esse programa, agiremos com a mesma determinação, o mesmo poder, para cortar qualquer tentativa”, assegurou.

Com este avanço militar, Netanyahu afirmou que a prioridade de Israel agora é derrotar o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza e garantir o retorno de todos os reféns israelenses. “Precisamos derrotar o Hamas e trazer os reféns de volta”, pontuou.

Por fim, o premiê sinalizou que o êxito militar contra o Irã poderá abrir um novo cenário regional. Segundo ele, “com o eixo iraniano em frangalhos, Israel vai inaugurar um eixo de prosperidade e paz entre as nações da região e além”.

O conflito entre Israel e Irã terminou nesta terça após mediação dos EUA e Catar.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *