segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Israel e Irã: entenda o acordo de cessar-fogo anunciado por Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou às 19h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23) um acordo de cessar-fogo total entre Israel e Irã, que colocaria fim a 12 dias de confrontos diretos entre as duas maiores potências militares do Oriente Médio. A iniciativa, que teve mediação do Catar e foi proposta por Washington, ocorre após uma série de ataques e retaliações envolvendo também bases americanas na região. Ainda não há confirmação oficial dos dois lados.

Como foi o processo do acordo

Segundo informações de agências internacionais de notícias, o acordo foi costurado nos bastidores após um fim de semana de escalada militar, que culminou com bombardeios dos Estados Unidos contra usinas nucleares iranianas no sábado (21) e, nesta segunda-feira, com o lançamento de mísseis pelo Irã contra bases americanas no Iraque e no Catar. Poucas horas após esses ataques, Trump entrou em contato com autoridades do Catar, solicitando que Doha intermediasse o diálogo com Teerã.

De acordo com uma fonte do regime iraniano que foi ouvida pela agência Reuters, o primeiro-ministro do Catar, xeique Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, fez uma ligação direta para autoridades do regime de Teerã e conseguiu garantir a aceitação dos termos do cessar-fogo proposto pelos EUA. De acordo com essa fonte da Reuters, o Irã confirmou sua adesão à proposta americana, aceitando iniciar formalmente a trégua.

O que prevê o cessar-fogo

Segundo o cronograma detalhado por Trump em publicação nas redes sociais, o cessar-fogo começará cerca de seis horas após seu anúncio, ou seja, à 1h da madrugada desta terça-feira (24), horário de Brasília, quando o Irã dará início formal ao armistício. Após 12 horas, às 13h de terça-feira (horário de Brasília), Israel também passará a respeitar oficialmente o cessar-fogo. Ao final de 24 horas, à 1h da madrugada de quarta-feira (25), a guerra será considerada oficialmente encerrada. Durante os momentos de trégua, ambos os lados deverão manter postura pacífica e respeitosa, disse Trump, que se referiu ao conflito como “Guerra dos 12 dias”.

Sem confirmação por Israel

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse na madrugada desta terça-feira (24, horário local) que as Forças Armadas do país realizaram operações militares contra Israel “até o último minuto”, dando a entender que o país aderiu ao cessar-fogo anunciado por Trump. Israel por ora não confirmou a informação.

Contexto do conflito

O conflito entre Israel e Irã começou no último dia 13, quando Israel bombardeou instalações nucleares do Irã. Em resposta, Teerã lançou mísseis balísticos contra o território israelense, dando início a uma escalada militar que envolveu ataques com drones e vários outros mísseis lançados contra áreas urbanas de Israel e destruição de defesas aéreas do regime islâmico. O ponto mais tenso ocorreu neste fim de semana, quando os Estados Unidos atacaram o Irã diretamente, alvejando três instalações nucleares do país persa – Fordow, Natanz e Isfahan, que, segundo Trump, foram “obliteradas”.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *