terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Aiatolá do Irã já nomeia possíveis sucessores caso seja morto

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, já teria nomeado, de um bunker onde está refugiado, três possíveis sucessores caso morra em um ataque israelense ou americano, informou neste sábado o jornal The New York Times.

O jornal americano, citando três autoridades iranianas familiarizadas com a situação, afirma que Ali Khamenei, de 86 anos, instruiu a Assembleia de Peritos de seu país — o órgão clerical responsável por nomear o líder supremo — a escolher rapidamente seu sucessor entre os três clérigos de alta patente que ele indicou.

A sucessão dentro da República Islâmica do Irã é um processo delicado e espinhoso, mas o aiatolá quer garantir uma transição rápida e ordenada para preservar seu legado em meio à guerra com Israel, acrescenta o jornal.

O líder supremo é o comandante-chefe das Forças Armadas e chefia os poderes executivo, legislativo e judiciário, além de ser a mais alta autoridade religiosa do xiismo, o ramo majoritário do islamismo no Irã.

O conflito direto entre Israel e Irã — o mais grave entre os dois países até o momento — começou na semana passada, após o bombardeio israelense de instalações nucleares e militares no Irã. Desde então, os dois países trocaram uma série de ataques aéreos.

Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que nas próximas duas semanas decidirá se seu país se juntará aos ataques israelenses, com o objetivo de impedir que a República Islâmica obtenha e produza armas nucleares.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que assassinar Khamenei “encerraria o conflito”, enquanto Trump disse saber o paradeiro do líder supremo, embora tenha descartado matá-lo “por enquanto”.

fonte

Verifique também

Após alerta dos EUA, China defende presença na América Latina e nega exportar autoritarismo

O regime comunista da China rebateu nesta segunda-feira (25) o alerta feito pelo chefe do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *