quarta-feira , 5 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Moraes é novamente citado nos EUA em processo da Trump Media e Rumble contra censura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi novamente citado pelo Tribunal do Distrito Médio da Flórida, nos Estados Unidos, para responder a um processo movido pelas empresas Trump Media & Technology Group – responsável pela rede social Truth Social, que pertence ao presidente dos EUA, Donald Trump -, e pela plataforma de vídeos Rumble. Nesta ação, em curso desde fevereiro, as companhias acusam o magistrado brasileiro de impor censura a conteúdos e perfis de influenciadores e jornalistas conservadores nas redes sociais, inclusive com efeitos fora do Brasil.

De acordo com as informações do Estadão, esta é a segunda tentativa formal de citação do ministro nos Estados Unidos. A primeira, feita em março, não foi concluída, o que levou as empresas a solicitarem esta nova notificação. Agora, Moraes tem o prazo de 21 dias para apresentar resposta ou contestar o processo. Se permanecer em silêncio, ele pode ser declarado em revelia, permitindo que a ação siga adiante apenas com os argumentos das empresas americanas.

No processo, a Trump Media e a Rumble alegam que as decisões de Moraes violam a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão, ao determinar o bloqueio e remoção de contas de usuários, incluindo aqueles que moram em solo americano, críticos ao atual governo e às ações do STF. Neste mês, as empresas entraram com uma nova ação no âmbito do processo de fevereiro pedindo indenização por prejuízos financeiros e danos à reputação, além de solicitarem que as decisões do ministro sejam consideradas inválidas nos Estados Unidos.

fonte

Verifique também

Sob críticas de Trump, Califórnia aprova medida que visa reduzir força republicana na Câmara

Projeções eleitorais apontam que os eleitores da Califórnia aprovaram em referendo na terça-feira (4) a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *