segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Netanyahu diz que Israel está “no caminho da vitória” sobre o Irã

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu divulgou um comunicado com declarações do líder sobre as operações militares em território iraniano, que já duram quatro dias.

Segundo Netanyahu, que visitou a base aérea de Tel Nof, no centro do país, nesta segunda-feira (16), Israel está “no caminho da vitória” sobre o Irã. Ele ainda elogiou as forças israelenses por seu papel nas operações, dizendo que “muitos no mundo” saúdam e admiram sua atuação.

“Estamos no caminho da vitória, e isso foi alcançado graças aos nossos pilotos heroicos e ao nosso maravilhoso pessoal de terra, que também está fazendo um trabalho excepcional”, disse o premiê.

Netanyahu acrescentou que Israel está avançando na direção de seus dois objetivos estratégicos principais: eliminar as ameaças nucleares e os mísseis iranianos. “Ao controlar os céus de Teerã, estamos atingindo esses objetivos, ao contrário do regime criminoso do Irã que ataca nossos cidadãos e vem para matar crianças e mulheres”, afirmou.

“Com a ajuda de Deus, teremos sucesso e continuaremos até conseguirmos”, concluiu o líder israelense.

O primeiro-ministro foi acompanhado na visita pelo ministro da Defesa, Israel Katz, que destacou que a confiança do governo na força aérea foi decisiva para autorizar o ataque.

“Agora vemos o que vocês estão conduzindo nos céus de Teerã e sabemos que estávamos certos. Todo o Israel confia em vocês e diz: obrigado e continuem”.

Israel iniciou suas operações surpresas em território iraniano nas primeiras horas da manhã da última sexta-feira, tendo como alvo o programa nuclear e a ameaça de fabricação de mísseis balísticos do país inimigo.

Desde então, o país atacou infraestruturas militares (sistemas de defesa aérea, instalações de armazenamento de mísseis balísticos etc.) e usinas nucleares (Natanz, Isfahan e Furdu), além de membros do alto escalonamento da Guarda Revolucionária Iraniana e nucleares.

O Irã respondeu com o lançamento de centenas de mísseis balísticos contra o território de Israel, alguns dos quais atingiram diferentes partes do país, deixando ao menos 24 mortos até esta segunda-feira, de acordo com as autoridades.

No território do Irã, as autoridades de saúde relataram ao menos 224 mortes, a maioria delas de civis. Entre as vítimas estão 17 comandantes militares de alto escalonamento, incluindo nove membros da Guarda Revolucionária, e mais de uma dezena de cientistas nucleares.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) alertaram moradores de Teerã para deixarem “imediatamente” a cidade para evitarem ser atingidos por um novo ataque. “Nas próximas horas, as FDI farão uma operação na área, como fizeram nos últimos dias em Teerã, para atacar a infraestrutura militar do regime iraniano. Caros cidadãos, para sua segurança, pedimos a vocês que deixem imediatamente a área do Distrito C, conforme indicado no mapa”, declarou um comunicado das forças israelenses.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *