sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Líder sindical preso na Califórnia é acusado de obstruir operação federal em Los Angeles

O líder sindical David Huerta, presidente do Service Employees International Union (SEIU) — sindicato que representa trabalhadores de serviços como limpeza, saúde e setor público — na Califórnia, foi acusado nesta segunda-feira (9) por autoridades federais de tentar obstruir uma operação contra o emprego de imigrantes ilegais em Los Angeles. Huerta foi preso na sexta-feira (6), durante um protesto em frente a um galpão de confecções onde agentes federais cumpriam mandado para investigar suspeitas de contratação de estrangeiros sem documentação e falsificação de registros trabalhistas.

Segundo documento apresentado por um agente do Departamento de Segurança Nacional, Huerta e outros supostos manifestantes tentaram permanecer no local durante a ação dos oficiais. De acordo com o relatório oficial, “um oficial de segurança aproximou-se de Huerta e ordenou que ele deixasse a área, depois o retirou do caminho de um veículo”. O documento detalha que Huerta teria reagido empurrando o agente, o que resultou em sua detenção imediata.

David Huerta, que estava sob custódia federal até esta segunda – quando foi solto após pagar uma fiança de US$ 50 mil – ainda deverá responder por obstrução de agente federal — crime que pode acarretar pena de até seis anos de prisão. O sindicato SEIU, que conta com aproximadamente 750 mil membros na Califórnia, reagiu à prisão de Huerta na sexta, afirmando que ele apenas “exercia seu direito de protestar pacificamente”.

A detenção de Huerta gerou manifestações de apoio entre líderes sindicais e autoridades do Partido Democrata, incluindo o governador progressista Gavin Newsom, que afirmou que “David Huerta é um líder respeitado, um patriota e um defensor dos trabalhadores. Ninguém deveria ser prejudicado por testemunhar a ação do governo.” Senadores democratas também enviaram carta ao Departamento de Segurança Interna, solicitando revisão do caso.

Huerta é cidadão americano, filho de imigrantes mexicanos, e desde os anos 1990 atua na liderança sindical, com histórico de envolvimento em greves, campanhas salariais e pautas em defesa da regularização de imigrantes trabalhadores.

O SEIU é reconhecido como um dos principais aliados políticos do Partido Democrata na Califórnia e tem histórico de oposição a medidas de endurecimento das leis migratórias.

fonte

Verifique também

Médicos brasileiros são impedidos de fazer vistoria em navio chinês

Médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) relataram que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *