segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Premiê de Portugal anuncia governo de partido único, sem nomes do Chega e da esquerda

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, apresentou nesta quarta-feira (4) a lista de ministros do seu novo governo, que foi aceita pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.

A lista não conta com nomes do partido de direita nacionalista Chega e do Partido Socialista (PS), que ficaram em segundo e terceiro lugar na eleição parlamentar de 18 de maio, respectivamente, atrás da Aliança Democrática (AD) de Montenegro.

Dessa forma, se mantém o impasse político do governo do premiê derrubado na Assembleia da República, o Parlamento de Portugal, em março, o que levou a eleições legislativas antecipadas: o AD é o grupo político com mais assentos na casa (agora com 91 de 230), mas não tem a maioria das cadeiras e está sujeito a moções de desconfiança ou rejeições de moções de confiança.

Na semana passada, o Chega e o PS comunicaram a Rebelo de Sousa que não obstruiriam a formação de um governo por Montenegro, nem apoiarão qualquer moção de rejeição do seu programa durante o debate no Parlamento. Entretanto, no futuro, poderão se unir para derrubar seu governo, como ocorreu em março.

O novo Executivo de centro-direita conta com 16 ministérios, em comparação com os 17 do mandato anterior, e dele foram excluídos o ex-ministro da Economia, Pedro Reis; a ex-ministra da Administração Interna, Margarida Blasco; o ex-titular de Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte; e a ex-titular da Cultura, Dalila Rodrigues.

O novo gabinete de Montenegro inclui outras mudanças, como a fusão dos ministérios da Economia e Coesão Territorial em um só, chefiado por Manuel Castro Almeida, e a fusão das pastas de Cultura com a de Juventude e Modernização e a antiga Secretaria de Estado de Esporte, criando o Ministério da Cultura, Juventude e Esporte, chefiado por Ana Margarida Balseiro.

O novo Executivo conta ainda com o recém-criado Ministério da Reforma do Estado, chefiado por Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva Matías.

A presidência portuguesa afirmou em comunicado que a posse do novo Executivo será na quinta-feira (5), às 18h (hora local, 14h de Brasília). Já a posse dos secretários de Estado está marcada para sexta-feira (6).

Segundo informações do jornal Diário de Notícias, o líder do Chega, André Ventura, fez críticas ao ministério de Montenegro, em especial à manutenção das ministras da Saúde e da Justiça, Ana Paula Martins e Rita Júdice.

“O primeiro-ministro quer mostrar que não tem de fazer mudanças”, disse Ventura.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *