segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula quer maioria no Senado em 2026 para a direita não “avacalhar” o Supremo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, nas eleições de 2026, será preciso eleger maioria no Senado a fim de evitar que a direita “avacalhe” o Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração de Lula foi dada neste domingo (1.º), em discurso durante o encerramento do congresso nacional do PSB, em Brasília. As informações são do site Poder360.

“Muitas vezes, a gente tem que pegar os melhores quadros, eleger senador da República, eleger deputado federal, eleger senadora, porque nós precisamos ganhar a maioria do Senado, porque, senão, esses caras [da direita] vão avacalhar com a Suprema Corte”, disse.

Lula ainda afirmou que a Suprema Corte não é uma “maçã doce”, mas que é preciso “preservar as instituições que garantem o exercício da democracia nesse país.”

Em 2026, haverá eleição para ⅔ das cadeiras no Senado – 54 das 81. A própria direita já declarou que busca maioria na Casa Alta do Congresso Nacional, já que é a instância que pode abrir pedidos de impeachment contra ministros do STF.

A direita vislumbra essa possibilidade. Em fevereiro deste ano, por exemplo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “já chegamos a quase 40 senadores declaradamente a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes”.

Ainda em fevereiro, o presidente da Casa Alta, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que não pautaria impeachment de ministros do STF e que o Senado “não é órgão de correção do STF”.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

Adidos militares recebem perto de R$ 150 mil por mês

Alguns adidos militares e outros oficiais superiores no exterior têm rendimentos próximos de R$ 150 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *