segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Embaixada dos EUA faz alerta sobre criminalidade e sequestros em viagens ao Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou nesta sexta-feira (30) um comunicado sobre viagens ao país que recomenda que cidadãos americanos “redobrem a cautela” devido à criminalidade e ao risco de sequestros.

A nota orienta que não sejam realizadas viagens num raio de 160 km das fronteiras terrestres do Brasil com Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Esta recomendação não se aplica ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Parque Nacional do Pantanal.

A embaixada também recomendou que não sejam realizadas viagens para “conjuntos habitacionais informais, como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados, a qualquer momento”, e também para cidades-satélites de Brasília – o comunicado destacou Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá.

Sobre essas localidades, determinou que funcionários do governo americano só podem viajar a esses locais se obtiverem autorização especial.

Num trecho da nota em que faz um “resumo” da situação no Brasil, a representação diplomática afirmou que “crimes violentos, incluindo assassinato, assalto a mão armada e sequestro de carro, podem ocorrer em áreas urbanas, dia e noite”.

“Houve um sequestro com pedido de resgate de viajantes americanos. A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas. Agressões, incluindo com sedativos e drogas em bebidas, são comuns, especialmente no Rio de Janeiro”, informou a embaixada.

“Criminosos visam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Funcionários do governo dos EUA são aconselhados a não usar ônibus municipais no Brasil devido ao alto risco de roubos e agressões, especialmente à noite”, acrescentou.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *