O regime islâmico do Irã acelerou o ritmo de sua produção de urânio altamente enriquecido e realizou, nos últimos anos, diversos testes nucleares secretos, segundo um orgão de fiscalização nuclear das Organizações das Nações Unidas (ONU).
O relatório confidencial, redigido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e compartilhado com os Estados-membros da ONU, foi obtido pela agência de notícias Reuters e afirma que o Irã possuía, até o dia 17 de maio, cerca de 400 kg de urânio enriquecido com 60% de pureza — o que, segundo especialistas, pode ser suficiente para a produção de 10 armas nucleares, caso o material fosse ainda mais enriquecido e transformado para uso militar..
Tal aumento considerável na produção e no acúmulo de urânio altamente enriquecido pelo Irã, o único Estado sem armas nucleares que produz esse tipo de material nuclear, é motivo de grande preocupação”, afirma o documento. Os testes teriam sido realizados em três diferentes locais, segundo a AIEA. O relatório ainda ressalta que a cooperação do Irã é “menos do que satisfatória” em trazer esclarecimentos sobre o tema.
O relatório vem à tona em meio às negociações entre o Irã e os Estados Unidos acerca do programa nuclear do país islâmico. As conversas entre Teerã e Washington, que contam com a mediação de Omã, ainda não produziram um consenso, enquanto os Estados Unidos mantêm a exigência de que o Irã abandone o enriquecimento de urânio, uma questão central que já causou impasses em acordos anteriores.
O presidente Donald Trump e autoridades americanas reforçaram que não aceitam um programa nuclear iraniano ativo, uma exigência não cumprida pelo Irã no acordo firmado em 2015 com potências internacionais.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.