quarta-feira , 21 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Macron volta a condenar Israel e pede que Europa “endureça postura” contra o país

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira (30) que a Europa deveria “endurecer sua postura” em relação a Israel se o país não contribuir para melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza, em meio a novas operações militares no enclave palestino.

“Se não houver uma resposta (de Israel) compatível com as necessidades humanitárias (de Gaza) nas próximas horas e dias, é claro que a posição coletiva da Europa deve endurecer”, afirmou Macron em uma coletiva de imprensa em Singapura ao lado do primeiro-ministro singapurense, Lawrence Wong.

Macron, que conclui em Singapura uma viagem ao Sudeste Asiático iniciada no domingo no Vietnã, declarou ainda que o “bloqueio” humanitário a Gaza é “inaceitável” e considerou inclusive a imposição de sanções caso continue.

O presidente francês, que fez comentários semelhantes durante sua passagem pelo Sudeste Asiático, incluindo a Indonésia, um país de maioria muçulmana e firme defensor do povo palestino, afirmou que é “um dever moral e uma exigência” comprometer-se com uma resposta “política” e criar uma “arquitetura de segurança” no Oriente Médio.

O governo dos Estados Unidos informou na quinta-feira que Israel apoia sua mais recente proposta de acordo para um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza.

De acordo com um relatório das Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgado na quinta-feira, foi permitida a entrada em Gaza de 76 caminhões pertencentes à ONU e à comunidade internacional com ajuda humanitária.

Nas últimas semanas, o clima político entre Macron e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esquentou novamente devido a declarações sobre Gaza.

Netanyahu acusou o presidente da França de se aliar a “uma organização terrorista islâmica assassina” e comprar a propaganda do Hamas, depois dele criticar as ações de seu país.

fonte

Verifique também

Canadá avalia cenário de invasão dos EUA pela primeira vez em um século

Pela primeira vez em mais de um século, o Exército do Canadá elaborou um esquema …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *