segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

FBI acusa Maduro de manter vínculo com facção criminosa Tren de Aragua

Um memorando do FBI divulgado em reportagem do jornal The New York Times nesta quarta-feira (28) afirma que autoridades do regime da Venezuela teriam facilitado a entrada de membros da facção criminosa Tren de Aragua nos Estados Unidos, com o objetivo de “minar a segurança pública” norte-americana. O documento, tornado público por decisão judicial, destaca ainda que decisões estratégicas envolvendo o uso do grupo criminoso nos EUA estariam passando diretamente pelo aval do ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

“O FBI avalia que alguns funcionários do governo venezuelano provavelmente facilitam a migração de membros do TdA [Tren de Aragua] da Venezuela para os Estados Unidos para avançar o objetivo do regime de Maduro de minar a segurança pública nos Estados Unidos”, cita o documento. O FBI acrescentou ainda que integrantes da ditadura venezuelana “provavelmente usam membros do Tren de Aragua como representantes”.

O memorando do FBI foi anexado a processos judiciais que contestam a decisão do governo Trump de usar a Lei de Inimigos Estrangeiros, promulgada em 1798, para deportar imigrantes acusados de ligação com o Tren de Aragua, sem ter que enfrentar um longo processo legal. A decisão do governo americano baseou-se na premissa de que a facção venezuela age sob controle do regime de Caracas, o que justificaria sua remoção imediata. Recentemente, cortes federais suspenderam as deportações, questionando a aplicabilidade da lei a casos de imigração.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *