segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Trump volta a defender proibição de estrangeiros e diz que governo paga “bilhões” a Harvard

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a medida anunciada nesta semana pelo governo americano de vetar a matrícula de estudantes estrangeiros na Universidade de Harvard. Em uma publicação na Truth Social, Trump questionou o motivo de quase um terço dos estudantes da instituição não ser de origem norte-americana.

“Por que Harvard não está dizendo que quase 31% de seus alunos são de terras estrangeiras. Pior ainda, alguns desses países, não amigáveis aos Estados Unidos, não pagam nada para a educação de seus alunos e nem têm a pretensão de pagar. Ninguém diz nada sobre isso!”, advertiu o presidente.

Trump ainda revelou que a Casa Branca pretende pedir informações detalhadas a Harvard sobre os acadêmicos internacionais. “Queremos saber quem são esses estudantes estrangeiros. É um pedido razoável, uma vez que damos bilhões de dólares a Harvard, mas a universidade não tem sido muito prestativa. Queremos nomes e países”, revelou o presidente.

Segundo dados de Harvard, a nacionalidade estrangeira com o maior número de discentes é a chinesa (1282 alunos), seguida pelos canadenses (555), indianos (467), sul-coreanos (252) e britânicos (242).

Bloqueio

No fim da semana passada, o Tribunal Federal de Boston bloqueou temporariamente nesta a medida anunciada pelo governo de Donald Trump.  Na decisão da juíza Allison Burroughs, a colegiada afirmou que Harvard demonstrou que “sofreria danos imediatos e irreparáveis” se o governo revogasse seu programa para receber estudantes estrangeiros.

Esta é a segunda vez que a instituição, a mais antiga universidade do país, entra com uma ação judicial contra a atual administração federal. A juíza Burroughs também é a responsável por analisar a questão do congelamento de bilhões de dólares em financiamento público federal pelo governo Trump.

VEJA TAMBÉM:

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *