sexta-feira , 29 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Apesar de apelo de Lula, Putin não deve se reunir com Zelensky

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, na tarde desta quarta-feira (14), ao ditador russo Vladimir Putin que participasse das negociações de paz com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em Istambul, na Turquia.

O Palácio do Planalto informou que o petista “felicitou o seu homólogo russo pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz”. No entanto, o nome de Putin não consta na lista divulgada pelo Kremlin com os integrantes da delegação que viajará à Turquia nesta quinta-feira (15).

Durante o telefonema, Lula “estimulou” Putin a comparecer à reunião, “reconhecendo que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”.

VEJA TAMBÉM:

Após a conversa, o Kremlin afirmou que “Putin expressou sua gratidão aos líderes de Brasil e China por seus sinceros desejos de contribuir de maneira construtiva para a busca de maneiras de resolver o conflito”.

Lula relatou que pretendia fazer o apelo ao ditador russo ao deixar Pequim. “Quando eu parar em Moscou, vou tentar falar com Putin. Não me custa nada falar: ‘Companheiro Putin, vá até Istambul negociar’”, declarou o mandatário brasileiro em entrevista coletiva ao final da visita à China nesta terça-feira (13).

“Estou muito feliz com o encaminhamento [das discussões]. Vamos ver se o presidente Putin vai à Turquia, se eles se colocam de acordo”, afirmou o chefe do Executivo aos jornalistas. (Com Agência EFE)

fonte

Verifique também

Julgamento de Bolsonaro gera questionamentos sobre democracia no Brasil, diz New York Times

O jornal americano The New York Times publicou nesta sexta-feira (29) uma análise sobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *