quinta-feira , 28 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Arthur Lira evita comentar sobre ser vice de Bolsonaro, mas menciona “honraria”

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adotou um tom evasivo ao ser questionado sobre uma possível candidatura à vice-presidência da República em 2026, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (16) em Alagoas, Lira declarou que tanto a vice-presidência quanto uma vaga no Senado são “cargos que honrariam qualquer brasileiro”.

“Ser vice-presidente da República em qualquer chapa e ocupar uma vaga no Senado Federal são dois cargos que honrariam qualquer brasileiro”, afirmou o deputado, destacando que o momento é de diálogo e cautela com seu grupo político sobre os próximos passos.

Apesar da proximidade com o campo bolsonarista, Lira tem mantido canais de comunicação abertos com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, Lira é relator na Câmara do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda — uma pauta considerada estratégica para a popularidade de Lula e que já mobiliza a base aliada.

A proposta em debate, que busca aliviar a carga tributária da classe média e ampliar a justiça fiscal, encontra forte respaldo popular. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste mês, 76% dos brasileiros apoiam aumentar o Imposto de Renda de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. Já a proposta de isenção para salários de até R$ 5 mil tem apoio de 70% da população.

Continua depois da publicidade

Lira deve se reunir em breve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir ajustes no texto. O deputado tem sugerido alterações baseadas em um projeto aprovado pela Câmara em 2021, durante sua gestão como presidente da Casa, mas que não avançou no Senado.

Enquanto se equilibra entre o governo Lula e o campo bolsonarista, Lira adia definições sobre seu futuro político — mas não descarta protagonismo na eleição presidencial de 2026.

fonte

Verifique também

Relator propõe ressarcir aposentados do INSS com recursos do FGC

Relator do projeto que acaba com descontos do INSS destinados para associações, o deputado Danilo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *