Dois maiores campeões do NBB se enfrentaram na noite desta terça-feira (08), no Distrito Federal
Protagonistas da maior rivalidade da história do Novo Basquete Brasil (NBB), Flamengo e Brasília se enfrentaram nesta terça-feira (08), no Ginásio Nilson Nelson, no Distrito Federal. Mesmo atuando fora de casa, o maior campeão do torneio não tomou conhecimento do adversário e venceu por 88 a 79.
Com o resultado, o Flamengo praticamente garantiu a segunda posição na fase de classificação do NBB, restando dois jogos para conclusão. O topo está praticamente inalcançável, já que o Minas está em primeiro, com 27 vitórias. Por outro lado, o Orgulho da Nação possui 25.
O JOGO
Se o Brasília não é mais a potência do fim dos anos 2000, em 2025, o time faz boa campanha, ocupando a quarta posição. Porém, com maioria nas arquibancadas, o Flamengo se sentiu em casa no Nilson Nelson e foi dono do primeiro tempo. Isso porque, o Mais Querido fez 20 a 15 nos dez minutos inicias, e 23 a 12 no segundo quarto. Assim sendo, as equipes foram para os vestiários com vantagem do Orgulho da Nação por 43 a 27. Portanto, triunfo bem encaminhado.
Depois do intervalo, o Brasília acordou para o jogo e chegou a reduzir a vantagem para oito pontos. Contudo, o Flamengo conseguiu se recuperar nos instantes finais, diminuindo o prejuízo para 26 a 23 para a equipe do Distrito Federal. Por fim, os mandantes começaram um show de acertos em bola de três, com a diferença caindo para cinco pontos (75 a 70). No entanto, o Fla retomou as rédeas do confronto e fechou em 88 a 79. Esta foi a quinta vitória seguida do Rubro-Negro no NBB.
CLÁSSICO
O duelo é clássico, afinal, Flamengo e Brasília protagonizaram a primeira rivalidade da história do NBB. Os rubro-negros, comandados por Marcelinho Machado, e os brasilienses, com Alex Garcia, dominaram o basquete nacional. As oito primeiras edições do torneio, de 2008/2009 até 2015/2016, foram vencidas por ambos os times, sendo cinco taças para o Mengão. No entanto, o time do Centro-Oeste parou nos tricampeonato, por outro lado, o Orgulho da Nação é hepta.
PRÓXIMA RODADA
Com poucas chances de tirar o Minas da liderança e com possibilidade remotas de ser superado pelo terceiro colocado, Franca, o Flamengo praticamente cumpre tabela nas duas rodadas finais. No domingo (13), o Mengão vai a Bauru, para enfrentar o time paulista que tem o mesmo nome da cidade. Já na próxima terça-feira (15), embate com o Franca, também fora de casa.