domingo , 2 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Primeiro-ministro do Canadá se desculpa com Trump após comercial televisivo

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou neste sábado (1º) que pediu desculpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um comercial televisivo ter sido veiculado no país contra a imposição das tarifas americanas. Em retaliação, Trump anunciou tarifas de 10% ao país vizinho — em adição às taxas de 35% sobre todos os produtos canadenses, vigente desde março deste ano.

“Pedi desculpas [ao presidente Trump], ele se sentiu ofendido com o anúncio e não é algo que eu teria feito, criar esse anúncio”, afirmou o premiê em entrevista coletiva na Coréia do Sul, durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Apesar de ter se desculpado com Trump, o polêmico comercial foi colocado no ar por um de seus adversários políticos, o governador conservador da província de Ontário, Doug Ford. No material televisivo, o ex-presidente americano Ronald Reagan aparece dando declarações contrárias às tarifas comerciais entre países.

Com a instabilidade nas relações com seu maior parceiro comercial, o Canadá tem buscado diminuir sua dependência do mercado americano e busca novas parcerias com a União Europeia e — até mesmo — com a ditadura de Xi Jinping na China.

Donald Trump, que também está em viagem à Ásia, se reuniu na quinta-feira com o ditador chinês e revelou ter tido uma “interação fria” com o premiê canadense. Mais tarde, porém, o líder americano disse que os dois tiveram uma “boa conversa”.

fonte

Verifique também

Israel diz que corpos entregues pelo Hamas não correspondem aos de reféns mortos

Os restos mortais de três pessoas entregues pelo grupo terrorista Hamas não pertencem a nenhum …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *